sábado, 25 de abril de 2009

E assim começo a pagar minha dívida!!!!!

Ok,

Eu sei que estou em dívida com o blog, sei que estou devendo o meu top 10, também sei que tinha prometido atualizar o blog constantemente durante o TEMAS, mas as coisas nem sempre funcionam da forma que a gente quer, não é mesmo... bom, estão hoje aqui estou eu!!! Uma semana após o inicio de mais uma saga modeleira da delegação capixaba (que dessa vez, foi maior do que de costume, não é Rose!!!!) eu estou aqui para contar minhas impressões sobre o nosso contato com a modelândia mineira!!!

Bom, nossa ida foi muito mais tranqüila do que a da Manda (vide post!!!). Viagem de avião, 45 min. de vôo do Aeroporto Internacional Eurico de Aguiar Salles, vulgo Aeroporto de Vitória, vulgo VIX, e chegando ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, vulgo Aeroporto de Confins, vulgo CNF (depois tantas vezes fazer conexão em CNF eu descobri de onde eles tiraram esse nome.... o lugar é muuiiitooo longe de BH....), mas é claro que, a pensar de não termos as figurinhas comédias que você encontra durante a viagem de trem, sempre acontecem algumas coisinhas engraçadas, pessoas inusitadas, mas nada que valha realmente a pena de ser esmiuçada nesse post!
A parte pré-temas se encerra num almoço num restaurante que eu não lembro o nome na frente do Hotel Formule 1. A partir daqui vou fazer uma geral sobre o que foi o TEMAS.

Bom, quem me conhece sabe a minha história. Caloura pra frente que antes mesmo de ser delegada já era diretora de comitê, isso ainda no 1º período e, ir à SiONU em 2006 me deixou completamente espantada com alguns pontos: 1. O tamanho da simulação: eu, pobre capixaba sem muita visão da cena modelística nacional, acostumada com simulações com mais ou menos 100 pessoas dou de cara com uma mega estrutura. Se eu não me engano (e peço aos meu queridos amigos da SiONU que me corrijam caso eu esteja errada), o público daquele ano beirou as 300 pessoas; 2. Qualidade Acadêmica: bom, é claro que não posso atestar por todos os comitês, mas ao menos posso atestar a qualidade dos 3 comitês as quais tive informações constantes (Banco Mundial, através da Rose, Breton Woods, através da Khaterine, e por último mas não menos importante, a INTERPOL, meu comitê!!!!!); 3. Receptividade: cara, primeira vez saindo do ES para simular, vcs imaginam como eu e a Rose estávamos. Loucaaaassss de ansiedade, e o staff daquele ano mostrou exatamente como devemos agir com delegações vindas de fora. Toda a atenção é pouco. E acabou também criando um parâmetro de avaliação para nossas próximas viagens. Bom também tem as festas, é claro, mas isso é um assunto a parte... kkkkk. Quem foi naquela festa do barco sabe do que eu estou falando!!! Rsrsr

Minha vontade de ir ao Temas já era de longa data (mais precisamente do TEMAS 3 – Ásia), até porque coincidiu com a minha tímida inserção nacional nos mundo dos modelos. Mas devido a contratempos, essa iniciação deu-se apenas em 2009. E essa participação, em parte, serviu para acalmar meu pequeno coraçãozinho no que tange aos, ou melhor, AO modelo capixaba. O Nações (antigo SOI-ES) é um modelo bem provinciano, que sofre com a dificuldade de termos apenas uma faculdade de RI no estado, e pela cultura modelística não difundida entre os graduandos. Conclusão: staff pequeno, delegados em sua maioria despreparados, isso culmina em: muito stress. Nos últimos anos a luta tem sido dura, e a realidade de 2006 é um pouco diferente da de hoje. Bom, antes que eu me perca no assunto, ter visto o TEMAS, ao mesmo tempo impondo a grandeza adquirida pela qualidade acadêmica, pelo comprometimento do staff e dedicação dos delegados, sendo um modelo pequeno (isso falando no nº de delegados, deixe-se claro!!!), me fez ter a esperança de que o ES ainda tem solução!!!!!!!

Ah, falando especificamente sobre o staff do TEMAS, vale ressaltar que eles mantiveram o padrão SiONU de atendimento ao Delegado!!! (ressalvando, é claro, as diferenças básicas entre cariocas e mineiros!!!), mas um agradecimento especial ao Pedro, a Ju e ao Papito, que nos trataram com todo o carinho possível!!!!!!
Sobre o CS, alguns de vocês sabem o quanto eu me estressei. É sempre difícil simular num comitê onde 80% das pessoas se conhecem, principalmente quando você faz parte dos 20% restante e é obrigado a ver alguns delegados sentados em cima de uma possa de soberba e arrogância. É claro que estamos falando de uma simulação. Muitas vezes isso faz parte do personagem, mas é triste quando essa impressão não é desfeita após a cerimônia de encerramento. Mas na realidade, a segunda e a terça-feira foram de lavar a alma. No balanço, foi mais ou menos assim: sábado: empolgação; domingo: decepção; segunda-feira: redenção e terça-feira: a glória!!!!! Kkkkkkkkkkkk. Mas o melhor do último dia foi ter começado a desfazer algumas dessas más impressões.

Sobre a diversão... qualquer dia é dia, qualquer hora é hora!!!! Kkkkk a delegação chinesa se juntou com a galera da Liga Árabe que foi uma blz!!! Isso graças ao reencontro da Rose com o povo da SiONU (apenas uma obs: meninos e meninas... vcs são d+ da conta, sô!!!). Poucas vezes me diverti tanto, no coffee break, no cafezinho, no almoço, depois do comitê, huahuahuahua!!!! Isso me provou que, além da qualidade acadêmica (vide Elizeu: a Somália nunca teve um representante diplomático tão qualificado quanto ele – isso fez surgir na surdina da LA a campanha “Somália, contrate o Elizeu!!!!!”) simular com os cariocas é sempre muuuiiitooo bom no quesito diversão!!!!!

No quesito parceria, não posso deixar de falar sobre Uganda e Burkina Faso!!!! A delegação de Uganda faz parte dos capixabas de invadiram a praia mineira, mas a de BF, foi uma grata surpresa que me mostrou que não foi uma total perda de tempo ir ao treinamento de regras!!!!! Vocês tem um lugar reservado no meu S2!!!!!!!
Eu sei que tenho mais coisas para falar, mas o sono começa a bater, então.... babys, prometo que não demoro a postar novamente!!!! Meu top qualquer coisa já está pronto, e tenho novidades sobre SiONU, Laboratório de OI’s, Show do Zeca Pagodinho (ssiiimmm, eu fui!!!), viagem para o RJ dia 29/04 (sssiimmmm, eu vou!!!!) e por último, mas não menos importante, final do carioca dia 03 no maracá!!!! E por falar em final do carioca, hoje (26/04/09) post especial sobre minhas impressões sobre o 1º jogo da final!!!!!!
Por enquanto é isso...

Gotta GO!!!!

4 comentários:

  1. Referência ao texto de vocês: http://pequenainfante.blogspot.com/2009/04/vida-de-muns.html ;)

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha as praias mineiras foi otimo
    mas fala serio a melhor coisa de minhas foi o bem natural eu amo aquele restaurante
    ahuahuhuahuahau beijoss!!!

    ResponderExcluir
  3. Foram dias tão felizes... :)
    wish we could go back in time...
    I would worried less and enjoyed more! :P

    ResponderExcluir